Dicas para escrever melhor.♥

9990_740699499288876_690559608_n1. Seja breve e simples
Complicar demais o seu texto com palavras complexas e ideias confusas só vai atrapalhar o seu leitor e fazê-lo desistir mais rapidamente do seu texto. Para resolver esse problema, pense que o uso de cada palavra no texto deve ser justificado. Outro ponto a ser observado, nesse caso, é o cuidado com as abreviações. Muitas vezes elas facilitam o seu trabalho, mas complicam a vida de quem vai receber o texto.

 2. Fique atento à escolha de palavras
Para manter um texto simples como sugere a dica anterior é preciso que você esteja atento às palavras que escolhe para o seu texto. Termos rebuscados e pouco conhecidos dificilmente atrairão a atenção de alguém. 

3. Use um dicionário de sinônimos
Para usar sempre os sinônimos mais simples e populares você precisa possuir um vocabulário bastante extenso. No entanto, é impossível conhecer todas as palavras, portanto, você vai precisar de ajuda. Não fique quebrando a cabeça com buscas infinitas a várias palavras que signifiquem a mesma coisa, conte com a ajuda de um dicionário de sinônimos. 

 4. Chame a atenção dos leitores no início e no fim
Isso não significa que o desenvolvimento do seu texto possa ser uma porcaria, mas nada chama mais a atenção dos leitores do que um bom primeiro parágrafo. No entanto, ter um bom início e fazer um desenvolvimento satisfatório não vão ajudar você se a sua conclusão for péssima. Lembre-se: o seu texto não deve ser uma decepção. 

 5. Não perca a lógica das sentenças
O ritmo de leitura é fundamental para que os leitores não desistam dos seus textos. Portanto, evite períodos longos e que contenham muitas ideias. A melhor dica para esses casos é manter uma ideia por sentença. Outro ponto ao qual você deve estar atento é a linguagem utilizada. Se você iniciou um texto com linguagem formal, permaneça nela até o fim. 

6. Escreva diversas vezes e leia em voz alta
Embora em muitos casos a sua ideia inicial seja a melhor, escrever um mesmo parágrafo diversas vezes faz com que você veja cada ponto que pode melhorar – assim como aqueles que devem permanecer. Da mesma maneira, lê-los em voz alta é fundamental para que você perceba pequenas cacofonias ou rimas. 

 7. Pense em parágrafos
Tenha em mente que os parágrafos não são simples blocos de texto. Na verdade cada um deles deve conter uma ideia que deve, de alguma forma, estar ligada com aquilo que será tratado no parágrafo seguinte. 

 8. Deixe de fora os adjetivos e advérbios
Se você não pretende escrever um texto de ficção ou um artigo opinativo, deixe de lado os adjetivos e advérbios. Esse tipo de palavra acrescenta juízo de valor aos seus textos e, de forma indireta, expressa as suas opiniões. Por outro lado, o objetivo de um texto, normalmente, é informar e não opinar. 

9. Vá direto ao ponto
Não faça rodeios, diga de forma objetiva aquilo que você pretende. Muitas palavras que não levam a lugar nenhum vão enfraquecer a mensagem que você está tentando passar. 

 10. Varie o comprimento das frases
Pense no seu texto como um discurso: se você o faz de maneira monótona vai entediar a sua audiência, se você o faz de maneira agitada vai acabar cansando as pessoas. Portanto o ideal é que você varie frases curtas e frases mais longas, que equilibrem a leitura.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s