Uma Longa Jornada

114066374SZAutor: Nicholas Sparks
N° de páginas: 368

Quando ouvimos falar em Nicholas Sparks, logo vem na cabeça uma história de amor, que na metade do livro já saberemos o final, uma história onde uma mulher e um homem se conhecem e vão viver felizes para sempre. Mas, esse livro não, ele é diferente de todos que Sparks escreveu, inteligente e muito lindo. Você lê, lê e só bem no finalzinho que saberemos o que vai acontecer com os personagens. A história é linda e cheia de emoção, há muito tempo não me sentia assim em relação aos livros dele. E é com muito orgulho que farei a resenha de hoje e passarei um livro que realmente é gostoso de ler. Se você estava com medo de comprar o livro, pensando que vai encontrar uma história igual as outras, não tenha, leia e se surpreenda-se.
Primeiramente o autor começa com uma história, mas depois tem uma outra história no livro, confuso? Não, essas duas histórias em um mesmo livro é que dão um toque especial para todo o conteúdo.

 Resumo do livro:

Ira Levinson tem 91 anos, problemas de saúde e há quase uma década sofre com a ausência de sua amada esposa Ruth. Depois da morte dela tudo ficou mais difícil, mas Ira luta para seguir em frente com a vida da melhor maneira possível até poder encontrá-la outra vez. A sua rotina estava normal, até certo dia. Ira sofre um terrível acidente, teimoso, ainda dirigia com a avançada idade. O acidente fez seu carro sair da estrada e cair num barranco onde seria quase impossível de localiza-lo. Sem água, comida, roupa quente e muito machucado, Ira vai lutar por sua vida mesmo não querendo mais fazer parte desse mundo. Mas a própria Ruth decide aparecer ao seu lado para mostrar que, por enquanto, ainda é cedo, conversando com ele e tentando deixa-lo acordado.

Enquanto isso, Sophia Danko esforça-se para ficar fora do radar. Isso porque o ex-namorado da estudante de história da arte não se conforma com o fim da relação, apesar de tê-la traído mais de uma vez, e a persegue sempre que possível. Apesar disso, depois de muita insistência da melhor amiga, ela acaba indo parar em um rodeio onde encontrou por acaso Luke Collins, digamos que não tão por acaso. Mas, com esse encontro repentino na festa, Sophia e Luke começam a se falar, ele não é só lindo, mas muito educado e responsável. Acompanhamos o desenrolar no relacionamento dos dois e seus próprios conflitos pessoais com expectativa. Luke precisa ajudar a mãe a salvar a fazenda da família, já que se julga o único culpado pela difícil situação na qual ela se encontra. Ao mesmo tempo, sua mãe não admite que ele volte a montar e, apesar dos ótimos momentos com Sophia, um segredo forte ameaça tudo o que estão construindo. E que segredo, é terrível não fazer uma coisa que gosta só porque você não pode, e não porque não quer.

Ao mesmo tempo, acompanhamos a luta de Ira pela vida. A aparição de sua amada Ruth lhe dá forças e sua presença torna-se sua fonte de resistência. Juntos, relembram todos os detalhes de sua vida, do momento em que se conheceram até o último dia em que estiveram lado a lado. Sua história de amor é linda e tocante, daquelas que fazem suspirar e derramar lágrimas emocionadas. Aos poucos vamos entendendo todos os fatos que tornaram Ira esse senhor simpático e tudo o que ele viveu para chegar até ali, naquele momento, preso naquele carro enquanto a neve o enterra em um túmulo de gelo. Mas tudo vai ficar bem porque Ruth está com ele para deixa-lo mais calmo e esperançoso.

Sophia e Luke são jovens, mas sua história não é menos intensa. Ao contrário, as adversidades acabam os unindo até o limite possível – o limite da verdade que o rapaz esconde. Um amor jovem e cheio de possibilidades que tentará resistir a todos os problemas.

Duas histórias paralelas, porém complementares, capazes de nos mostrar a força do amor e do destino, provar que todas as dificuldades – até mesmo a morte – podem ser superadas por um bem maior. E quando as histórias dos dois casais se cruzam, finalmente, entendemos o sentimento de dever cumprido, de uma longa jornada completa.

E o final, bom, o final é surpreendente, é de arrepiar, tenho certeza e afirmo que todos que lerem esse livro, ficaram satisfeitos.

Frases do livro:

”Se há um raio de esperança nisso tudo, é que ainda não estou com fome. Isso é comum nas pessoas da minha idade.”

”Em outro lugar, em outro tempo, eu enxugaria as lágrimas do rosto com as costas da mão. Mas aqui e agora, essa tarefa parece impossível.”

”Você se lembra da noite que nos conhecemos? Quando conversamos e você me levou para ver os touros?
-É claro.
-Podia imaginar que acabaríamos aqui?”

”Ela acredita em mim e que posso ser tudo que quiser quando crescer. Posso até mudar o mundo.”

Ótima leitura para todos, até a próxima. 

IMG_20140316_204552

Anúncios

6 comentários sobre “Uma Longa Jornada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s