Professores Mal Preparados

PROFESSORES

Quero começar esse post deixando bem claro que não são todos os professores que são assim, mas, a grande maioria.

Para que alunos sejam bem formados, uma peça não pode faltar: o professor. Ele é o personagem principal quando o assunto é estímulo à leitura. A sua importância chega ao ponto de até ocupar o topo da lista de quem mais influenciou os leitores a ler, ficando na frente dos pais e dos amigos. Porém, quando esses professores não possuem uma boa formação ou uma prática de leitura bem firmada, os alunos não detectam que o livro pode ser divertido e permanecem considerando o objeto como uma simples ferramenta necessária para passar de ano. Li uma história em outro post que chamou a minha atenção: Em uma cidade do interior de São Paulo, uma escola recebeu milhares de livros para abastecer sua biblioteca. Os livros chegaram bem empacotados, ainda exalando aquele cheirinho de papel novo tão gostoso. Porém, a diretora, que certamente não possuía nem o mínimo grau de hábito de leitura, tomou uma decisão que, na cabeça dela, era a mais correta.

Decidiu trancar todos os livros dentro de uma sala.

O motivo?

“Assim os alunos não vão estragá-los”.

Percebem a total falta de consciência literária nessa diretora? Para ela, os livros são objetos que não podem ser estragados. Em virtude disso, devem ficar trancados, longe dos alunos. Absurdo!

E o que os alunos fizeram? Nada, é óbvio!

Se eles não têm pais que gostem de ler dentro de casa, não têm professores preparados para ensiná-los a ler com prazer e os livros ficam trancados dentro de salas, o que mais vocês esperam que aconteça? Os alunos vão continuar indo para a escola, tendo suas aulas, mas, na primeira oportunidade que tiverem, vão querer jogar futebol, assistir à televisão etc. Não que esporte não seja importante, é claro que é, mas, não é necessário só isso, temos que ter um diálogo melhor, um mundo mais culto e civilizado.

As escolas não precisam de pessoas que escondam os livros, por melhores que sejam as suas intenções. O que as escolas precisam é promover a educação de verdade.

Para isso, precisa de profissionais e educadores que leiam outros livros além dos didáticos, que ensinem seus alunos a procurar a leitura como forma de resolução através de reflexão interior, que criem condições adequadas para essa função.

É importante valorizar e ter um conhecimento mais profundo dos nossos educadores, dependemos deles para ter um mundo com mais paz e harmonia. Não basta ser professor só por ser, tem que ter conhecimento e paixão por aquilo que faz.

Nosso Brasil precisa de mais carinho, de mais qualidade na educação. Eu sinto que se tivesse mais competência dentro das escolas, nossas crianças seriam mais felizes e tornariam o nosso mundo melhor, sem tanta violência e tristeza.

E você, o que acha?

Anúncios

2 comentários sobre “Professores Mal Preparados

  1. Isso mesmo Karolzinha!!
    a leitura começa dentro de casa, e a escola tem que ajudar o máximo.
    a nossa educação (aliás que educação) é uma tremenda falta de respeito com o cidadão desde criança.
    Além de muitas escolas que não se tem estrutura física, muitas outras não tem professores qualificados que por muitas vezes estão “ali” só por estar.
    Precisamos sim, reforma geral na educação, para fazer com que nossas crianças aprendam desde cedo o que lhes é de direito e obrigação.
    Eu estou fazendo a minha parte, mas muitas mães não pensam assim.

    beijo irmã!!

    • Parabéns Maia, como já postei na Fan Page, você é um exemplo para muitas mães, se todas tivessem essa vontade de educar seus filhos corretamente, nosso mundo seria muito melhor. Beijos minha linda. :*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s