Dia do Jornalista

jornalistaUm dia lindo, não há como não comemorar essa data tão especial, o que seria das pessoas se não fosse a comunicação? Já pararam para pensar na dificuldade para se informar dos acontecimentos, das novidades do mundo? O nosso dia  a dia não seria o mesmo. Muitas pessoas tem o hábito do antigo jornal, outras gostam de revistas, mas, tem aquelas que preferem a televisão, o rádio, ou para facilitar, olham tudo na internet. Quantas notícias acontecem no decorrer do dia. E graças aos profissionais da comunicação, aqueles que ficam até de madrugada fazendo uma matéria, aqueles que enfrentam chuva, frio, calor, só para poder levar a notícia até você, em sua casa, no seu trabalho.
Eu sou jornalista, amo o que faço e faço por amor. É tão gratificante poder escrever, poder expor pensamentos e novidades, é claro que ser jornalista é mais do que ter uma profissão, pois diferentemente de outros ofícios, um profissional de jornalismo não deixa de sê-lo aos fins de semana ou aos feriados, pelo contrário, aproveita esse tempo para adquirir mais algum conhecimento sobre qualquer assunto, já que deve saber um pouco de tudo, embora nunca esteja totalmente informado.

O bom jornalista não é aquele que demonstra saber tudo, mas aquele que tem humildade para querer e estar sempre aprendendo algo, que aprende com qualquer pessoa, uma criança ou um idoso, um empresário ou um analfabeto. É ter sensibilidade para se adequar aos diferentes acontecimentos da vida, demonstrando isso em suas reportagens. Investigar é mais que um verbo para quem exerce essa profissão, é um compromisso para que se possa transmitir a realidade dos fatos aos interessados. Enfim, uma profissão que vale ouro!

E para se informar mais um pouco sobre esse dia, confira um pouco da história do jornalismo:

O Dia do Jornalista é comemorado no Brasil no dia 7 de abril, em homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista, brasileiro de origem italiana, que morreu assassinado por inimigos políticos, em São Paulo, no dia 7 de abril de 1830, durante uma passeata de estudantes em comemoração aos ideais libertários da Revolução Francesa.

Profissional incansável, dinâmico, disposto, atento, inteligente, a serviço da notícia, da informação e dos fatos. Profissão diariamente trabalhada com dedicação, determinação, vontade, compromisso em cumprir com o papel devidamente pautado na ética, no trabalho árduo e diário e principalmente, pautado na responsabilidade com a notícia e com tudo aquilo que divulgar. O jornalista tem uma função social muito importante dentro da sociedade ou de uma comunidade, informa, promove a reflexão, a crítica e incita debates. Difundindo ideias, os fatos e informações com clareza, rapidez e precisão, a ponto de sintetizar em apenas uma frase tudo aquilo que quer falar. Por vezes denunciando, auxiliando a comunidade e assim, colaborando para uma sociedade mais justa e democrática. E dessa forma não podemos desconsiderar o seu importante papel, pois sem dúvida alguma, possui uma admirável influência sobre todos nós, seja agindo direta ou indiretamente.

Parabéns para todos nós!

Feliz dia do Jornalista. 

Fonte: http://jornalistasempauta.blogspot.com.br/2010/04/nao-e-uma-questao-e-uma-certeza.html

Anúncios

13 comentários sobre “Dia do Jornalista

  1. Oi ka, não sabia que vc era jornalista também. Eu tbm sou e olha… sou apaixonada pela informação. Fico doida quando me falam de algo que eu ainda não vi heheheh normal né, coisa nossa mesmo de querer estar por dentro de tudo. Feliz dia! 🙂

    • Olá meninas, não sei qual de vocês é a jornalista ehehe, mas, como você disse, queremos estar antenadas em tudo o que acontece, independente do assunto, ahaha, mas é muito gratificante. E que legal, você é jornalista!
      E o bom mesmo, é trabalhar com aquilo que gosta, trabalhar com paixão.
      Feliz dia para nós! Um beijo enorme. :*

  2. Irmã linda!! nem entrei na net ontem pra lhe desejar felicidades de uma forma descente!
    Parabéns! vc é linda e superação em pessoa.
    Merece se realizar profissionalmente tanto quanto sentimentalmente.
    te amo.

  3. Passando por aqui, retribuindo seu like em meu post, quero parabenizar pela sua profissão e pelo dia decidado. Adoro ler post na íntegra, 90% recebem meu comentário de alguma forma, é uma resposta àquilo que mereceu minha atenção e prezar pelo trabalho daquele que dedicou suas horas, seja profissional, hobby… Sou atenta às matérias, fotos, manchetes mas tudo de forma bem singular. É admiração por vocês Jornalistas que colocam seus nomes, propriamente dito “no fogo”, responsabilidade em ter que assumir àquilo que divilgou. Aplausos. Sobre a forma de divulgação, jornais, revistas, web… já dizia minha antiga vizinha, a rádio patroa do bairro que a melhor forma de divulgar algo seriam métodos tradicionais: fofoca. rsrs bjkas! Gi. Parabéns!

    • Olá querida Giselle, muitíssimo obrigada pelo comentário, não sabe o quanto fico feliz.
      E obrigada por parabenizar esse dia especial, que realmente é trabalhoso para nós jornalistas, kkkkk.
      Mas, um trabalho que é feito com amor e muita dedicação para outras pessoas.

      Um beijo enorme, fica com Deus. 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s