A garota que você deixou para trás

117273256_1ggN° de páginas: 379
Autora: Jojo Moyes

Sinopse: Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo — a família, a reputação e a vida — na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra. Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo.

Olá, leitores, como estão?! Bom, começo dizendo que no início da leitura de “A garota que você deixou para trás”, eu estava preparada para falar “Não vale a pena ler o livro, é uma história chata, sério, melhor escolher outro…”, pois bem, a história inverteu e eu confesso que já estou sentindo saudades dos personagens, principalmente dos principais: Sophie, Liv, Paul e Mo. 

A autora começa falando sobre a Primeira Guerra Mundial, onde o casal apaixonado Sophie e Édouard precisam se separar por causa da guerra. Muitas coisas mudam em suas vidas. Uma batalha difícil e cheia de sofrimentos. Com o desespero e sem notícias de Édouard, Sophie é capaz de fazer qualquer coisa para conseguir ver o marido novamente, até mesmo sair com um alemão, o que era algo absurdo e sem perdão na época.

E tudo gira em torno de um quadro, uma pintura que Édouard fez para a esposa.

Antes de sabermos o que acontece com o casal apaixonado (Édouard e Sophie) , a escritora nos leva para o presente, quase um século depois, onde Liv se vê em uma situação difícil após perder o marido. Com muitas contas atrasadas e a vida parecendo desabar, ela conhece um rapaz, Paul. Vamos descobrir com o passar das páginas que o quadro que Édouard pintou para sua esposa há tantos anos, simplesmente foi parar na casa de Liv, e é aí que tudo vai mudar, muitas coisas acontecem por causa do quadro que se chama “A garota que você deixou para trás”. E durante todo o tempo de conflitos, Liv conhece Mo, uma antiga amiga que vai ajudar muito nessa jornada de conflitos.

Confesso que quando a escritora começou a falar no presente, depois que a guerra tinha acabado há tantos anos, eu fiquei entediada, não conseguindo ler o livro, pensando “que história, sério? É só isso? Mas com o passar das páginas, fui me envolvendo e ficando cada vez mais apaixonada.

Descobrimos quase no finalzinho o que acontece com a pobre Sophie e Édouard, e como o quadro veio parar na cada de Liv. 

Sou suspeita em falar de Jojo Moyes, ela é simplesmente incrível!

Outras resenhas da escritora:

Como eu era antes de você   ♥♥♥♥♥

Depois de Você

A última carta de amor

Em Busca de Abrigo

Frases do livro:

“Mas eu me recuso a tirar o quadro da parede, não importa o que Hélène diga. Ele me lembra você, e a época em que fomos felizes juntos. Me lembra que a humanidade é capaz de amor e beleza assim como de destruição.” 

“Parecia que eu tinha acabado de adormecer quando fomos acordados com uma gritaria. Guardas alemães se movimentam pelo meio da sala, despertando as pessoas a coronhadas e pontapés.”

“Vamos – diz Paul, envolvendo Liv com o braço numa atitude protetora. – Vamos tirar você daqui.” 

dscn8677

Até a próxima! 🙂

Anúncios

19 comentários sobre “A garota que você deixou para trás

  1. Oi Karol, eu li este livro já faz um tempo e gostei muito, eu gosto de livros de épocas, mas não aguento mais livros que falam da primeira ou segunda guerra, haviam dois tempos, e quando eu o comprei, li sem parar, como sempre, até o fim, este não me entediou, como outros, pelo contrário, este amei mesmo, mas muito mais pelo presente.
    Agora persigo o livro digital, que por enquanto não existe, Uma Espiã No Meu Passado, de Lucinda Riley, só que o livro físico custa mais de R$ 80,00, aí não dá, não é?
    Também de época.
    Beijos!

  2. Conheci Jojo Moyes por este livro, mas depois só consegui ler A Última Carta de Amor, não sou muito de romances e todos os outros dela são assim, romance água com açúcar, sem, pra mim, aquele algo a mais, como no caso do livro A Garota Que Você Deixou Para Trás que falava de épocas e tudo girava em torno de um quadro, lindo, não é?

  3. Nossa, deve ser muito emocionante esse livro!
    Fico com medo de ler e chorar rios! hahah Sou chorona por vida, choro até com desenho animado.
    Mas sua resenha ficou impecável, deu muita vontade de assistir!
    Xero

  4. Até o momento amei os livros da Jojo Moyes que tive oportunidade de ler – Como eu era antes de você, Depois de você, A última carta de amor e Casa das Marés – e pretendo ler outros títulos tb dessa autora que estão na minha lista. Vou aproveitar esse comentário e sugerir uma outra autora que certamente você também vai amar (caso ainda não a conheça), é a Chimamanda Ngozi Adichie, autora dos excelentes livros Americanah e Hibisco Roxo. Super, super recomendo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s