O menino da lista de Schindler

downloadEscritor: Leon Leyson
N° de páginas: 253

Sinopse: Um pequeno vilarejo, os irmãos, os amigos, as corridas nos campos, os banhos de rio: essa é a verdadeira história de Leon, a história de um mundo despedaçado pela invasão dos nazistas. Quando em 1939 o exército alemão ocupou a Polônia, Leon tinha apenas dez anos. Logo ele e sua família foram confinados no gueto de Cracóvia junto a milhões de outros judeus. Com um pouco de sorte e muita coragem, o menino conseguiu sobreviver ao inferno e foi contratado para trabalhar na fábrica de Oskar Schindler, o famoso empreendedor que conseguiu salvar mais de mil e duzentos judeus dos campos de concentração. Neste testemunho que ficou por tanto tempo inédito, Leon Leyson nos conta sua extraordinária história, na qual, graças à força de um menino, o impossível se tornou possível. O Menino da Lista de Schindler é um legado de esperança e um chamado para que todos nós nos recordemos daqueles que não tiveram a chance do amanhã.

Sabe, alguns livros realmente nos fazem refletir sobre a vida, e ‘O menino da lista de Schindler’ fez isso. Uma história real, explicando sobre Leon Leyson quando estava na guerra.

No início, pode parecer uma história monótona, sem muita ‘animação’. Porém, ao passar as páginas, nos deparamos por um sofrimento tão forte, que nos damos conta do quanto foi complicado viver naquela época.

Bom, o livro fala de quando Leon tinha apenas 10 anos, no ano de 1939, que foi quando o exército alemão invadiu a polônia. Sabemos que os judeus sofriam muito naquela época, e não foi diferente para Leon e sua família.

Após a invasão, ele e sua família foram confinados no gueto de Cracóvia junto a milhões de outros judeus. Leon foi um menino muito forte para a idade dele, afinal, conseguir viver em uma guerra, com apenas 10 anos, não é para qualquer um. Mas, com sua guarra e persistência, Leon conseguiu trabalhar na fábrica de Oskar Schindler, o famoso empreendedor que conseguiu salvar mais de mil e duzentos judeus dos campos de concentração, assim como seu pai e irmão.

Algumas partes fortes do livro falam sobre a rotina de Leon, como por exemplo quando ele não tinha o que comer, quando entrava em filas que não deveria, arriscando a sua vida, sua guarra em trabalhar em um lugar pesado, e mesmo assim, lutou e conseguiu.

Finalmente quando a guerra terminou, Leon conseguiu sobreviver e seguir a sua vida. O que não foi fácil, pois o trauma, a lembrança torturante de todos aqueles anos, eram inesquecíveis. Com o passar dos anos Leon se tornou pai, esposo, avô e um professor incrível.

Leon faleceu em 12 de janeiro de 2013, deixando um histórico extraordinário para todos aos seu redor. De acordo com relatos dos filhos e conhecidos, Leon foi um vencedor, um pai, maravilhoso, esposo incrível, um amigo e profissional excepcional.

Livro ótimo, vale a pena ler. 😉

Frases do livro:

– Várias semanas depois, sem qualquer motivo aparente, meu pai foi liberado da prisão.

– Os nazistas não tinham lhe tirado apenas a força – ainda que ele fosse encontrar uma grande reserva dela nos anos que vinha. 

– Ouvi um tiro e logo depois outro. Senti uma bala passar zunindo ao lado da minha orelha; ela perfurou o muro atrás de mim. 

20170310_223527

Anúncios

12 comentários sobre “O menino da lista de Schindler

  1. Que vontade de ler esse livro. É uma história incrível, assim como a maioria das histórias dos sobreviventes do Holocausto. Vc já leu “A Mala de Hana”? Tem uma historia parecida.

  2. Algumas inovações no visual do blog – inclusive na foto da editora – mas o texto continua excelente. É um prazer ler cada um de seus posts e ser contagiado por sua paixão pela leitura. Parabéns!

  3. Pingback: Mystery Blogger Award | Hannah

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s